Futuro dos games e planos de comunicação estão no Mobile

Por All Press Com

A gente sempre tem repetido que o mobile é muito importante na hora de se fazer um planejamento de comunicação, seja para produzir peças e conteúdos de maneira responsiva ou pensando em interatividade. Mas se você olha para esses aparelhos e pensa somente em redes sociais e troca de mensagens, está muito enganado. Smartphones e tablets são o foco das principais produtoras de games atualmente.

 

A Sony trabalha no sucessor do Playstation 4 – que provavelmente vai se chamar Playstation 5. Em entrevista ao Financial Times, o presidente da empresa Kenichiro Yoshida disse: “Nesse ponto, o que posso dizer é que é necessário ter um hardware de próxima geração”.

 

Antes disso, no entanto, o foco da empresa será uma forma de participar do mercado de games para mobile – avaliado em 70 bilhões de dólares -, até então ignorado pela fabricante. Rumores apontam que será um tablet que se conecta a vários dispositivos, como forma de acompanhar o crescimento da transmissão on-line de jogos.

 

Esse novo produto pode até ser a resposta da empresa para abraçar também os esportes, que possuem uma audiência potencial de 167 milhões de espectadores espalhados pelo mundo inteiro.

 

Os novos games produzidos provavelmente vão envolver personagens de filmes produzidos pela Sony Studios – tudo em nome da sinergia e fortalecimento da marca.

 

Esse posicionamento indica que a Sony, mesmo depois de vender 80 milhões de unidades do PS4 – sendo o console mais vendido da empresa e representando o dobro do número de vendas do principal concorrente, Xbox One -, está querendo se adaptar ao mercado e se antecipar a uma mudança no perfil do consumidor.

 

 

Mobile Games e Comunicação

 

Rotineiramente, profissionais de comunicação precisam montar estratégias em que a relação do público alvo com smartphones e tablets é muito importante, seja gravando um vídeo na vertical para as redes sociais ou criando o conceito de um aplicativo. Agora, com uma das principais empresas de games do mundo com os olhos voltados para o mobile, o planejamento terá que ser ainda mais requintado.

 

Isso porque um smartphone ou um tablet deixa de ser uma “telinha” ou apenas um recipiente para redes sociais e se torna um aparelho cada vez mais complexo. Se antes, quem tinha um smartphone não precisava de um telefone, um computador ou até mesmo uma televisão, agora também talvez nem precise de um console em si para jogar games sofisticados.

 

Houve um tempo, claro, em que o mais incrível entretenimento que um celular poderia proporcionar era o jogo da cobrinha. Hoje, gráficos e jogabilidade estão infinitamente melhores, possibilitando verdadeiras febres como Clash of Clans e Fortnite: Battle Royale, que, além de terem um destaque na cultura pop ainda movimentam uma parcela muito grande do mercado de games.

 

 

Se pensarmos em febre, games e mobile, é difícil não referenciar Pokemon Go. Esse jogo uniu personagens conhecidos, gráficos e jogabilidade eficientes com os diversos potenciais de um smartphone e os meios de utilização por parte de usuários. É só comparar com outro fenômeno do mercado, o Candy Crush, que, de fato, pouco importa se for jogado via celular ou computador.

 

Conseguir ver paralelos entre uma decisão de uma empresa e novas tecnologias acaba sendo essencial para entender o mercado da comunicação e até mesmo da produção de conteúdo. Os vários setores do entretenimento, por exemplo, estão cada vez mais interligados.

 

A All Press Comunicação Integrada conta com uma equipe de profissionais com experiência em Jornalismo, Marketing, Publicidade, Redes Sociais e Audiovisual. Esse conhecimento de várias técnicas e linguagens enriquece todos os planos de comunicação elaborados por nossa equipe. Entre em contato conosco para conversarmos sobre as melhores maneiras de trazer mais resultados para o seu negócio!