Fomos na I Jornada de Inovação em Jornalismo!

Por All Press Com

A primeira Jornada de Inovação em Jornalismo aconteceu nos dias 18 e 19 de outubro na Universidade Federal de Santa Catarina. Profissionais do mercado e pesquisadores de comunicação se reuniram para conversar sobre novas estratégias e modelos. E a gente da All Press Comunicação Integrada esteve lá para cobrir o evento!

 

A JIJ foi organizada pelo Grupo Hipermídia e Linguagem/CNPq e o Núcleo de estudos e produção Hipermídia Aplicados ao Jornalismo (Nephi-Jor). A programação teve mesas sobre cenário, pesquisa e formatos de inovação, além de oficinas. No fim, todo o público presente foi convidado para uma oficina de prototipação de ideias inovadoras – e a gente, claro, não ficou de fora

 

Inovação no conteúdo

 

Para quem trabalha com produção de conteúdo e assessoria de imprensa, os dias de JIJ foram muito gratificantes e transbordaram inovação. Novos formatos e gêneros foram abordados. Entre eles, vídeo em 360º, Jornalismo Imersivo, Dados – a Neoway, empresa de Big Data, participou do evento – e análise de redes sociais.

 

Estar presente num evento que debate Jornalismo ajuda a nos adiantarmos quanto a tendências do mercado e garantir uma assessoria de imprensa eficiente. Por exemplo, o Fábio Bispo, do grupo RIC, reforçou que a Internet empodera os jornalistas e que a informação que for trazida tem que ser checável – ainda mais em tempos de fake news.

 

Adriano Araldi, da NSC Comunicação, falou que inovação não tem como fugir, de alguma forma, de tecnologia e que 66% da audiência do NSC Total é mobile. Ao planejar um conteúdo para ser enviado a jornalistas é preciso se perguntar se, por mais que vá ser publicado no impresso em algum momento, a maioria das pessoas não vai ter acesso via smartphone. Linguagem e formato, por exemplo, são diferenciados.

 

Um exemplo de inovação em conteúdo trazido pelo Araldi foi o Cafezão, um programa nascido na rádio Atlântida de Blumenau. Entre 7h e 9h da manhã, além de música, o programa também traz informações, num formato pensado para o público jovem. O sucesso foi tamanho que há uma versão para as cidades de Chapecó, Criciúma e Florianópolis.

 

O evento também contou com representantes de empresas do setor e start-ups de jornalismo, que fizeram palestras, no segundo dia, contando um pouco sobre as próprias experiências.

 

Foi possível conhecer mais sobre o jornalismo de origem ativista do Coletivo Maruim, a informação produzida sob uma perspectiva de gênero do portal Catarinas e do uso de Newsletters por parte do Farol.

 

Todas essas iniciativas geram conteúdo diferente, relevante e criativo, mas o que notei é que, cada uma a seu nível, enfrentam dificuldade de financiamento. Como Breno Costa, do Brio, comentou, a grande inovação necessária é no modelo de negócio. Gerar lucro, nesse caso, é essencial.

 

E pensar como transformar uma ideia inovadora em algo que dá dinheiro foi algo que discutimos no final do evento, durante a…

Oficina de prototipação de Ideias Inovadoras

Emilia Chagas, @Braun, Marcelos Barcelos (organizou a oficina), Mariane Ventura, @Edu e Luiza Guerreiro

Ao final da tarde, a gente da All Press (no caso, o @Braun e o @Edu) formou um grupo com a Mariane Ventura, doutoranda em Jornalismo da UFSC e tivemos como mentoras a Emilia Chagas, CEO da Contentools e a Luiza Guerreiro, produtora da Plot Kids.

 

Tínhamos a missão de reconhecer problemas no mercado de comunicação, e pensar como resolvê-los e o que é necessário para tanto. Tudo sob um viés de mercado, ou seja, como tornar uma ideia em um produto.

 

Esse tipo de dinâmica costuma durar, pelo menos, um final de semana – os famosos Startup Weekends. Nós tivemos apenas 3 horas. Mas não prejudicou em nada a experiência. Foi possível aprender bastante sobre como “propor” uma startup.

 

No final, houve um pitching em que o nosso grupo ficou em segundo lugar, sendo que a banca ainda comentou que era a ideia mais inovadora!

 

Foram dois dias de muito aprendizado, que, honestamente, deixam saudades. Discutir inovação, além de necessário, é sempre muito inspirador. Voltamos para casa cheios de ideias para aplicarmos em nossos serviços!

 

E se você se interessa por conteúdo sobre inovação ou mercado de comunicação, fique ligado no nosso blog! Sempre tem conteúdo excelente. Por exemplo, sabia que o futuro dos games e dos planos de comunicação estão no Mobile?