Prevenção e Gerenciamento de Crise

Projetos personalizados para organizações que precisam prevenir ou gerenciar situações de crise da marca ou com porta-vozes. Atuação junto à imprensa, colaboradores, parceiros, órgãos públicos, sindicatos e investidores para preservar a reputação da empresa.

É impossível afirmar que uma empresa nunca atravessará uma crise. Pelo contrário: é muito provável que toda marca sofra alguns arranhões durante a sua trajetória. E as conseqüências podem ser redução nas vendas, demissões e perda de relevância no mercado, acarretando prejuízos indesejados.

Mais do que apenas a estabilidade financeira, uma crise coloca em risco também a credibilidade de uma organização. Um trabalho de anos pode ruir em pouco tempo. Isso pode acontecer com empresas de todos os tamanhos e segmentos, portanto, é importante prevenir e estar preparado para lidar adequadamente com as situações no momento em que elas ocorrerem.

O que é Gerenciamento de Crise?

O Gerenciamento de Crise é um método que tem como objetivo minimizar e, se possível, eliminar os impactos negativos causados no momento em que ocorre uma adversidade, para que a empresa tenha o menor prejuízo possível na sua reputação, na sua credibilidade e nas suas finanças.

É relevante ressaltar que a gestão de crises é um processo vasto que compreende todas as áreas da empresa e seus respectivos gestores. É essencial ter uma equipe de comunicação qualificada para fazer a gestão de crise e, inclusive, reforçar a imagem positiva da sua empresa perante o público.

Essa equipe, no entanto, não deve ser criada apenas para “apagar o incêndio” causado pela crise. Já deve ser montada antes para, previamente, examinar os riscos e vulnerabilidades aos quais os setores da empresa estão expostos. É elaborado um planejamento e preparado um manual de procedimentos e estratégias a serem executadas durante e após a crise.

Lembre-se: toda a crise pode ser antecipada, pois na maioria dos casos os sinais de alertas aparecem bem antes e costumam ser minimizados.

Ferramentas da Gestão de Crise

Para conseguir reconduzir a sua empresa à normalidade, são várias as ações de comunicação que devem ser colocadas em prática:

  • Elaboração de um plano estratégico;
  • Criação de comitê de crise;
  • Monitoramento dos meios de comunicação e nas redes sociais;
  • Treinamento do porta-voz;
  • Elaboração de notas e comunicados para todos os públicos de interesse;
  • Atendimento à imprensa.

Não hesite no Gerenciamento de Crise

No momento da crise, no que diz respeito à comunicação empresarial ou corporativa, a empresa deve, na medida do possível, ser o mais transparente possível com a imprensa, divulgando o ponto de vista da organização sobre determinado assunto de forma ágil e objetiva, visando eliminar possíveis polêmicas.

A empresa também não deve deixar de se pronunciar. Em geral, o silêncio é a pior atitude nesses momentos.

O texto deve ser claro, objetivo, limitado aos fatos, sem a utilização de subterfúgios que possam dar a entender que sua empresa não se sente responsável pelo problema. E, ainda que seja tentador, jamais coloque a culpa em terceiros. É comum que comunicados ou notas em tom defensivo gerem desconfiança já na primeira linha.

A All Press conta com uma equipe experiente e especializada para lidar com situações de crise. Experiência, nesse caso, faz muita diferença.

Converse conosco e saiba as melhores alternativas para se precaver ou lidar com uma possível crise.

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