Planejamento Estratégico de Comunicação

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Saiba quais estratégias e caminhos seguir para obter resultados satisfatórios com a comunicação da sua empresa

O Planejamento Estratégico de Comunicação tem como função identificar as necessidades e objetivos de uma empresa definindo metas, estratégias e ações a serem realizadas, com seus respectivos prazos, para alcançar os resultados esperados. Ele é responsável por um direcionamento dos caminhos a seguir, seja qual for o objetivo.

Para elaborar o plano estratégico é preciso fazer uma análise do cenário atual da empresa, reunindo informações sobre a história, valores e missão, produtos e serviços oferecidos. Analisar o segmento de atuação da organização para obter informações sobre o mercado e a concorrência. Avaliar os canais e políticas de comunicação da organização, fazer uma análise SWOT e dos possíveis públicos a serem trabalhados na comunicação.

A partir de então, é possível definir, em conjunto com a empresa, as personas, os objetivos e metas de comunicação, concluindo com um plano de ação.

O que é o Planejamento Estratégico de Comunicação?

A comunicação é uma das áreas mais importantes das empresas, independente do segmento e tamanho das organizações. E para obter melhores resultados, a comunicação também requer um planejamento específico, tal qual outros setores.

O planejamento estratégico de comunicação, além das ações e processos necessários para conquistar os objetivos da empresa, também estabelece prazos, métodos e metas para realização de cada atividade.

O planejamento deve ser elaborado tendo em mente não só a empresa em questão, mas também outros quatro fatores de suma importância: as personas (ou público-alvo), o mercado, os concorrentes e a mídia (canais de comunicação).

Metodologia

Para construir um planejamento estratégico é imprescindível conhecer a empresa em todos seus aspectos. Isso inclui a visão, a missão e os produtos ou serviços ofertados. Ter conhecimento do mercado também é essencial. Sendo possível identificar qual a relevância frente aos concorrentes e qual o espaço que a empresa deve ocupar nele.

Outro aspecto importante é conhecer o ambiente da empresa e os profissionais que nela trabalham, afinal, eles ajudarão a colocar o plano em prática. Também é necessário elencar os canais de comunicação que a empresa já possui (canal de Youtube ou página no Facebook, por exemplo) e avaliar quão efetivas são essas ferramentas.

Com esses dados coletados, é feita uma análise dos pontos fortes e fracos e das oportunidades e ameaças, conhecida como análise SWOT.

Deve ser definido, então, o público-alvo, ou seja, as personas para quem será direcionada a comunicação. Quanto mais informações a respeito dessas personas, melhor. Descobrir os desejos, quais meios de comunicação elas consomem, o que podem procurar na empresa e quais soluções poderão encontrar.

Um planejamento sempre deve ser feito de acordo com os resultados que empresa deseja obter. Assim, é preciso ter os objetivos e metas de comunicação estabelecidos de forma clara para o planejamento ser efetivo.

Sabendo qual o cenário da empresa e os resultados que ela quer alcançar é possível começar a escolher e elencar as estratégias, ferramentas e ações necessárias para o planejamento estratégico de comunicação.

Essas estratégias podem incluir técnicas e táticas de assessoria de imprensa, ações promocionais, social media, treinamento de porta-vozes, entre outros.

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