Inbound Marketing Hoteleiro

Conheça a estratégia de marketing hoteleiro que pode melhorar seu posicionamento no Google e ajudá-lo a conquistar mais hóspedes.

Aumente a visibilidade do seu hotel, agregue valor à sua marca e conquiste mais hóspedes com o Inbound Marketing

60% dos brasileiros buscam informações nos sites de reservas e pesquisas de preço na hora de planejar suas viagens.

Uma pessoa que procura hospedagem lê entre 12 e 15 comentários sobre um hotel antes de decidir fazer a reserva.

O comportamento do consumidor mudou nos últimos anos e pessoas do mundo inteiro passam cada vez mais tempo conectadas. Pesquisam na internet antes e adquirir produtos e serviços, tanto por informações, quanto por avaliações e comentários a respeito deles.

De acordo com um estudo realizado por We Are Social e Hootsuite, a “Digital in 2017 – South America”, são cerca de 139 milhões de brasileiros conectados, 122 milhões deles usuários ativos das redes sociais. 65% dos acessos à internet são realizados via smartphone.

Da pesquisa à reserva, todo o processo já acontece online. É aí que o Inbound Marketing entra como estratégia para atrair visitantes para seu site, gerar valor, promover um relacionamento com o possível cliente e aumentar o número de reservas.

Benefícios do Inbound Marketing para a Hotelaria

O Inbound Marketing é uma estratégia que baseia-se no relacionamento e educação do potencial cliente para atraí-lo para a empresa. Utiliza como principal ferramenta a produção de conteúdo.

Alguns dos benefícios do uso desta estratégia para o setor de hotelaria incluem:

  • Aumentar a visibilidade – melhorar o posicionamento nas buscas orgânicas do Google para as palavras-chaves relevantes.
  • Agregar valor – produção de conteúdo (post blog) sobre assuntos relevantes ao público de interesse (como dicas de restaurantes, transportes, vida noturna, locais próximos, roteiros etc.).
  • Segmentação – para B2C (consumidor final) ou B2B (parceiros, como agências de viagem, empresas que promovem eventos etc.).
  • Relacionamento com público e maior número de avaliações positivas – com o Inbound Marketing é possível fazer pesquisa de satisfação, envio de conteúdos que transmitam valor ao público e pedir por avaliações positivas.

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Particularidades do setor hoteleiro

85% da pesquisa na indústria hoteleira hoje é realizada usando motores de busca. Assim sendo, o site do hotel ou pousada precisa se empenhar em aparecer na primeira página do Google. Isso aumenta a sua visibilidade e as chances dos potenciais clientes entrarem em seu site.

Ter uma boa reputação on-line também é de fundamental importância para hotéis, pousadas e outros estabelecimentos que trabalham com hospedagem. A forma como uma empresa do setor de hotelaria é vista pelo público é influenciada pela qualidade do seu atendimento, das acomodações e serviços prestados, a disponibilidade de informações online e, principalmente, com base em comentários e críticas de usuários.

De acordo com números fornecidos pela Juniper Research, 77% dos compradores online avaliam os comentários de outros usuários antes de fazer uma reserva. Ou seja, rentabilidade de um hotel está diretamente ligada ao que é dito pelos hóspedes na Internet. Afinal, no âmbito virtual, uma crítica ruim é tão acessível quanto uma positiva.

Isso mostra a importância de estar presente em redes sociais como Facebook, Trivago e Tripadvisor, com predominância de avaliações e comentários positivos de clientes.

Assim, o marketing digital hoteleiro deve ser focado em amentar a visibilidade e garantir uma boa reputação on-line para o hotel ou pousada. Através do Inbound Marketing, com a produção estratégica de conteúdo, é possível:

  • Melhorar o posicionamento nas buscas orgânicas do Google para as palavras-chaves relevantes;
  • Atrair a atenção do público e criar um relacionamento com este por meio de conteúdos que sejam do seu interesse e com valor agregado;
  • Obter informações sobre as pessoas que já se hospedaram e que podem se hospedar no hotel ou pousada em questão;
  • Criar um canal de comunicação entre o hotel e os clientes, o que permitirá ao hotel ou pousada coletar informações e preferências dos seus potenciais hóspedes;
  • Aumentar o número de reservas;
  • Conquistar mais avaliações e comentários positivos online.

Além disso, será possível usar estratégias do Marketing Digital, como agradecer os clientes que fizerem comentários positivos e recompensá-los de alguma forma, levando-os para o site do hotel.

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