É possível iniciar um relacionamento do zero com jornalistas que você nunca teve contato? Este é um dilema que muitos assessores de imprensa enfrentam no dia a dia das agências, especialmente os mais jovens, que ainda ficam intimidados ao terem que lidar com colegas mais experientes.
Aqui na agência, nessas horas costumo lembrar para a equipe que um jornalista é um jornalista, esteja onde estiver. Não há razão plausível para um assessor se sentir diminuído nessa relação, muito pelo contrário.
Ter a mesma formação, entender os meandros da profissão, acompanhar o veículo, estar por dentro do setor que o jornalista cobre, tudo isso contribui para um relacionamento profissional.
Evidente que as duas atividades – jornalismo e assessoria – tem rotinas distintas e características próprias. Jornalistas que atuam nas redações trabalham em veículos com dia e hora de fechamento.
As redações estão enxutas e muitos profissionais trabalham em várias frentes. A rotina estressante pode atrapalhar o contato, então bom senso é fundamental.
O e-mail ainda é o canal mais apropriado para uma abordagem inicial. Existem estratégias para que seu e-mail se destaque em meio a centenas e até milhares de outros e-mails.
Pode usar WhatsApp? Até pode, se você conhece bem o profissional ou se você tem uma pauta excepcional e exclusiva.
Vale o LinkedIn? Vale sim adicionar o jornalista no seu círculo ou mesmo segui-lo pra acompanhar seu trabalho, estilo e interesses.
O que se vê hoje são assessores tentando abordar jornalistas de todos os modos, muitas vezes de forma equivocada, assim como assessores reclamando do assédio, cada dia pior.
Listei algumas dicas que me ajudam no dia a dia:
- Antes de qualquer coisa, certifique-se de que a pauta é boa. Jornalista vive de notícia.
- Tenha um bom mailing e o atualize diariamente
- Comece com um e-mail
- Ao entrar em contato com um jornalista que você não conhece, sempre se apresente antes e explique objetivamente o assunto da conversa
- Nunca envie mensagens por WhatsApp fora do horário comercial
- Não mande áudios com sugestões de pauta para quem não conhece
- Sempre procure conhecer a fundo o assunto que está sugerindo
- Busque informações prévias sobre o jornalista com o qual precisa criar um relacionamento (veículos que já trabalhou, assuntos de interesse, estilo etc)
- Para os clientes, um mídia briefing é uma grande ferramenta de apoio. Para entrevistas sobre temas sensíveis ou complexos, sempre importante fazer.
- Use sua rede de contatos. Ter o endosso de um conhecido pode ser de grande serventia
Por Déborah Almada.
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