Não foram raras as ocasiões em que, durante reuniões de prospecção de novos clientes, ouvi a seguinte queixa das empresas: contratei uma assessoria de imprensa e nos primeiros três meses foi incrível. Muitas notas, matérias e entrevistas. Com o tempo, os espaços foram ficando mais escassos, os contatos mais esporádicos até que deixamos de “emplacar”. Um amigo, brincando, definiu o fenômeno como “Síndrome do Cavalo Paraguaio”.
Brincadeiras à parte, a questão é que o planejamento, essa palavrinha muito usada para vender serviço e pouco implementada na vida real, faz toda a diferença para o resultado do trabalho de assessoria de imprensa. Infelizmente, por inexperiência, ansiedade ou mesmo desconhecimento de como construir as etapas de um bom planejamento, as assessorias fecham contratos e começam a distribuir informações aleatórias, sem antes entender o cliente e, o que também é grave, sem compreender os objetivos do negócio.
O planejamento é a segunda etapa do trabalho. Digo segunda, porque antes disso é preciso estudar profundamente as características da organização com a qual vamos iniciar uma parceria. Isso pode levar um tempo. E, sim, você vai ter que explicar para o cliente que talvez logo no primeiro mês ele não veja a própria foto estampada na capa do jornal. Com o tempo ele vai entender que é preferível um trabalho regular a uma enxurrada de informações mal distribuídas e sem qualquer tipo de estratégia.
Tem alguma duvida ou quer sugerir um post? Mande email para [email protected]
Sobre o autor:
Déborah Almada ( @deborahalmada ) é jornalista e sócia-diretora da All Press Comunicação .
Hub de soluções
em comunicação,
de estratégias
integradas
e gestão
de marketing
de influência Conheça mais
Últimos conteúdos
- ‘O PR começa a ser chamado para discutir sobre a campanha no início da criação’, diz Fernanda Lopes
- Como abordar um jornalista que você não conhece?
- Como o ChatGPT impacta a comunicação
- Porquê eventos ajudam na comunicação da marca
- Porque revistas impressas são um bom negócio
- BeReal: O que é a rede social que mostra a “vida real”?
- Conheça três lições de ESG para os negócios
- Como escolher palavras-chave e melhorar seu posicionamento nos sites de busca
- Rock in Rio e influenciadores digitais: o que o maior festival do mundo tem a nos ensinar?
- Digitalks Expo 2022 – Insights da maior feira de Negócios da Economia Digital e Tecnologia
- Como redigir um bom press release
- Como a comunicação integrada pode ajudar a minha empresa?
- Como usar o SEO para construir um bom texto jornalístico
- Toda empresa precisa ter uma conta no Tik Tok?
- Condições Nervosas na #BibliotecaAllPress