Para quem criou uma marca de sucesso, abrir o jornal do dia e dar de cara com uma reportagem bacana sobre ela, é um orgulho, né? Às vezes, esse reconhecimento se dá espontaneamente, porque o produto ou serviço é tão, mas tão bom, que as boas novas se espalham naturalmente – por meio do velho boca a boca – até pararem na imprensa.
Ocorre que existem milhares de iniciativas legais e, na maioria das vezes, você vai precisar contar com o apoio da sua assessoria de imprensa para fazer essa boa nova chegar aos ouvidos dos jornalistas, que poderão ou não se interessar pelo assunto.
Nesse momento crucial para a divulgação de um evento, serviço ou produto, é bom prestar atenção em algumas dicas importantes:
1) Um jornal, qualquer que seja a mídia (tv, jornal, rádio ou internet), é feito de notícias. A primeira pergunta a ser feita, então, é: este assunto tem algum interesse para o dia a dia das pessoas? Se não tiver, por mais sensacional que seja a sua história, ela não é notícia.
2) Antes de mais nada, reúna a sua assessoria de imprensa e discuta a forma como o assunto será abordado, defina as mensagens-chave que deverão ser utilizadas e os veículos mais adequados para receber a informação.
3) Se na sua empresa o contato com a assessoria no dia a dia é feito pelo departamento de marketing, instrua a equipe para quem a assessoria de imprensa seja informada com bastante antecedência de projetos e eventos. O papel da assessoria de imprensa não é só de divulgar o que você quer, mas principalmente avaliar e opinar ainda na concepção. Um horário equivocado, uma data infeliz, enfim, vários problemas podem ser evitados quando esta comunicação empresa-assessoria flui bem.
4) O plano de comunicação é um instrumento fundamental para organizar o trabalho. Peça à assessoria de imprensa que crie uma planilha, onde seja fácil visualizar o que se pretende obter com a divulgação, os espaços que serão trabalhados e o status de cada uma das ações.
5) Nunca é demais lembrar que assessoria de imprensa não é propaganda paga. Por isso, cada contato feito com um jornalista pode ou não resultar em espaço editorial. Vários fatores influenciam a veiculação de uma notícia. Enquanto estava escrevendo este post, um cliente era entrevistado ao vivo numa emissora de televisão e precisou ser interrompido abruptamente porque um acidente de avião matou um candidato a presidente da República. No jornalismo é assim – o que era para ser a notícia mais importante do dia pode de repente se tornar irrelevante por causa de uma informação mais urgente.
6) Lembre-se que imprensa não é a única forma de divulgação de uma informação. Se no seu caso, a informação não for de interesse geral, não insista na publicação. Dê preferência a outros canais, como blogs, redes sociais, comunicados e até mesmo outros tipos de mídia como faixas, cartazes, email mkt, sms etc.
Sobre o autor:
Déborah Almada ( @deborahalmada ) é jornalista e sócia-diretora da All Press Comunicação .
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