Embora a busca pelo termo ESG tenha aumentado em 1200% nos últimos dois anos, de acordo com um levantamento do Google Trends, não é de hoje que os olhos e ouvidos do mundo corporativo estão voltados para essa pequena sigla. Do inglês Environmental, Social and Governance ou, na tradução para o português, Meio Ambiente, Social e Governança, esses termos são pilares de um conceito formulado pela ONU em 2004. Na época, a Organização instigou um grupo de 55 CEOs de grandes empresas para que incluíssem ações dessa natureza em seus balanços de resultados.
Desde então, esse termo vem ganhando forma e espaço no mercado. E hoje, quase 20 anos depois, podemos dizer que o ESG está direcionando as empresas para a criação de políticas e ações que provoquem um retorno positivo ao meio ambiente, às pessoas e à sociedade. Estabelecer políticas de diversidade, ações de sustentabilidade e medidas contra a corrupção são alguns exemplos de práticas que deixaram de ser um diferencial e passaram a ser pré-requisito no DNA das corporações.
Considerando o aumento das buscas por ESG, é muito provável que você já tenha visto algo sobre isso na internet. E isso nos causa uma indagação: qual o motivo dessa popularização repentina? Há uma série de fatores mercadológicos que influenciaram esse boom, mas a pandemia de Covid-19 talvez seja a mais relevante. O contexto de caos global acendeu um alerta sobre a nossa relação com o meio ambiente e colocou o posicionamento das empresas perante a situação calamitosa no centro dos holofotes. Aquelas organizações que não tiveram o ímpeto de agir em prol do bem coletivo foram preteridas em relação às que se mostraram empáticas, respeitosas e coerentes com o discurso.
Isso mostra que estar alinhado às práticas de ESG impacta diretamente na valorização da imagem e da reputação das empresas, faz com o que os consumidores aceitem e consumam mais dessas marcas e promove, em algumas situações, a valorização de ações na bolsa devido a segurança e sustentabilidade que esse projeto proporciona ao negócio.
As ações de ESG são fruto de uma construção coerente da marca e do negócio. Se a sua empresa ainda não trabalha sob essa perspectiva, não adianta forçar a barra para entrar nessa onda. Saiba como começar a planejar as suas ações a partir de três importantes lições:
- Crie um plano de ações ESG. Reúna um comitê, mapeie seus stakeholders e crie um plano com ações efetivas e que sejam condizentes com a cultura e realidade do seu negócio. Seja ambicioso, mas lembre-se que ninguém executa projetos monumentais da noite para o dia. Colocar a ordem na casa e mapear ações é um excelente primeiro passo.
- Tenha a comunicação como uma aliada. Uma pesquisa da Associação Brasileira de Comunicação Empresarial (Aberje) revelou que 100% dos comitês de ESG das empresas têm representantes da comunicação. O papel da comunicação é contar ao mundo que as suas práticas e ações estão trazendo resultados positivos.
- Seja transparente com seu público. Divulgar suas ações é muito importante e divulgar com transparência é essencial. Seja realista e não busque aumentar os seus feitos. Não adianta fingir que está fazendo uma grande ação em prol do meio ambiente, por exemplo, quando a sua empresa nem faz a separação correta do lixo para reciclagem. Lembre-se sempre: ordem na casa antes de tudo!
Por: Giovanna Olivo
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