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Toda empresa precisa ter uma conta no Tik Tok?

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Apesar do Adam Mosseri, Head do Instagram, ter voltado atrás da decisão de ter um feed semelhante ao do Tik Tok, que prioriza o formato de vídeos, ainda existe uma possibilidade de não ter mais espaço na timeline para as publicações de fotos. Vendo que o Tik Tok, uma rede social que já nasceu com o DNA de vídeos e que possui uma entrega melhor de conteúdos, surge a dúvida: será que é necessário migrar para a “rede do lado”?

A resposta para essa pergunta é: depende!

Depende se o seu público-alvo está dentro do Tik Tok, se a sua empresa possui estrutura para ficar gravando vários vídeos durante a semana e principalmente se há uma força para criar especialmente para essa rede. 

Apesar do “susto” que estamos levando do Instagram, não é um momento de desespero e abandonar a rede social. É importante analisar, ver como as marcas vão se adaptar a esse novo algoritmo e ir testando como a sua audiência quer consumir os seus conteúdos. Mas se você quer migrar para o Tik Tok, temos algumas dicas a seguir!

Como melhorar minha conta no Tik Tok?

Atualmente o algoritmo do Tik Tok é melhor que o do Instagram na questão de entrega de conteúdo, mas se não seguir as boas práticas da plataforma não vai adiantar publicar 5 vídeos por dia para tentar emplacar algum na famosa “For You Page” (página inicial que entrega o conteúdo para as pessoas mesmo que você não a siga).

Criando um perfil no Tik Tok:
Quando você criar o seu perfil, primeiramente precisa pensar em um bom nome (de preferência o da sua empresa). Evite usar números e símbolos que estejam fora do seu branding pois isso dificulta na hora de falar o seu “@”.

Como escolher uma foto de perfil:
Se a sua empresa tem uma logo, utilize-a de forma clara como foto de perfil. Aposte em simplificações para que haja leitura, pois na timeline a sua foto vai aparecer bem pequena. 

Se a sua marca for pessoal, invista em um fundo neutro e uma foto bem iluminada. É importante que seu rosto fique visível para que as pessoas sempre se lembrem de você. 

Como fazer uma Bio no Tik Tok:
A bio é um dos locais mais complicados do aplicativo porque tem apenas 80 caracteres para resumir o que você faz e o que você vai fazer na rede social. Especifique bem o seu nicho para que os seguidores saibam o que esperar. Dica importante: Tik Tok é 100% sobre nicho!

Legenda no Tik Tok

A legenda no Tik Tok deve ter até 100 caracteres já contando com as hashtags, que o ideal é serem três e bem nichadas, evite as hashtags genéricas. É um momento de você colocar o seu CTA, então capriche, pois não tem como editar depois! 

Devo seguir trends no Tik Tok?

Novamente: depende! Existem trends que conseguem ser adaptadas para alguns nichos, outras são apenas danças e vamos deixar isso para a galera mais “xóvem”. É necessário ter um olhar crítico quando estamos em uma rede social que parece caminhar num ritmo muito mais acelerado que o mundo normal. 

Devo postar quantas vezes no Tik Tok?

A plataforma prioriza quem publica constantemente. Algumas contas pessoais chegam a fazer cerca de 3 a 5 vídeos diários em horários de pico. Para as empresas é bom manter uma consistência de conteúdo. Como o feed não é em ordem cronológica, um vídeo possui mais chances de ser entregue durante toda a semana. O ideal é ter uma média de 2 a 3 vídeos empresariais. Para quem trabalha com vendas, faça 70% de conteúdo de entretenimento relacionado ao seu produto e 30% de vídeos focados em venda. 

Como interagir no Tik Tok?

Lembra no início do Instagram, que as pessoas usavam as hashtags para interagirem com perfis semelhantes? No Tik Tok essa lógica continua valendo. Siga marcas que tenham fit com a sua e interaja com as pessoas que comentam e demonstram interesse no que você pode oferecer. 

Com esses passos você já pode dar o título de “Tiktoker” para a sua empresa. Caso não queira migrar totalmente, use o Tik Tok de forma “híbrida” com o Instagram, porém, cuidado ao publicar o mesmo conteúdo nas duas redes sociais, isso acaba afastando quem segue ambas as contas.

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Por Marina de Melo


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