Pessoas que ocupam cargos políticos vivem na berlinda. Isso é fato. Então, por ser de conhecimento geral que a vida de governadores, parlamentares, vereadores e similares é cheia de emoções, é de supor que o candidato a um cargo eletivo esteja preparado para lidar com a exposição na mídia. Certo?
Não é o que parece. Mesmo os mais experientes políticos costumam cair em armadilhas, seja por arrogância, seja por desconhecimento da engrenagem midiática. E isso pode comprometer um projeto político, um mandato e, não raro, a credibilidade do mandatário. Algumas regrinhas podem ajudar políticos a construir um projeto sério, sem exposição exagerada ou grandes arroubos, que tiram o foco do que interessa:
Não minta para jornalistas. Se não pode falar sobre algum assunto, seja claro e diga que não pode ou não quer se manifestar sobre determinada informação. Ser desmentido é muito constrangedor.
Evite falar sobre o que não sabe. Ou melhor, não fale. Se algum jornalista quer entrevistá-lo sobre assunto que não domina, peça um tempo para estudar o caso ou, se possível, designe um especialista, consultor ou assessor que tenha conhecimento e possa substitui-lo na entrevista. Falou bobagem, caiu na rede.
Para que tentar parecer o que não é? Construir uma imagem desvinculada da realidade é semear uma crise mais à frente. Você será cobrado por eleitores, partidários, amigos e inimigos. Tente ser coerente e preservar a própria essência.
Aproximar-se de alguém para obter vantagem de qualquer tipo é feio. Fazer isso com jornalistas para sair bem na imprensa é burrice. Pode funcionar uma vez ou outra, mas lembre-se sempre que jornalista que é jornalista perde o amigo, mas não perde a notícia.
Ninguém aguenta mais notícias fictícias ou mirabolantes, cujo único objetivo é chamar a atenção da mídia. Novos tempos pedem políticos diferentes. Procure compreender a medida exata da importância de cada assunto. Um bom termômetro é a quantidade de pessoas que determinada ação vai impactar (direta ou indiretamente). Quanto mais pessoas atingir, maior a importância.
Dê uma folga ao estagiário. Você precisa mesmo ser fotografado a cada passo que dá? Tem que levar seu assessor de imprensa a tiracolo a qualquer reunião? Se parou para pensar muito, provavelmente não precisa. Gente que aparece todo o dia na imprensa passa a impressão – na maioria das vezes correta – que está mais preocupado com a imagem que com o conteúdo.
Tem alguma duvida ou quer sugerir um post? Mande email para [email protected]
Sobre o autor:
Déborah Almada ( @deborahalmada ) é jornalista e sócia-diretora da All Press Comunicação .
Hub de soluções
em comunicação,
de estratégias
integradas
e gestão
de marketing
de influência Conheça mais
Últimos conteúdos
- ‘O PR começa a ser chamado para discutir sobre a campanha no início da criação’, diz Fernanda Lopes
- Como abordar um jornalista que você não conhece?
- Como o ChatGPT impacta a comunicação
- Porquê eventos ajudam na comunicação da marca
- Porque revistas impressas são um bom negócio
- BeReal: O que é a rede social que mostra a “vida real”?
- Conheça três lições de ESG para os negócios
- Como escolher palavras-chave e melhorar seu posicionamento nos sites de busca
- Rock in Rio e influenciadores digitais: o que o maior festival do mundo tem a nos ensinar?
- Digitalks Expo 2022 – Insights da maior feira de Negócios da Economia Digital e Tecnologia
- Como redigir um bom press release
- Como a comunicação integrada pode ajudar a minha empresa?
- Como usar o SEO para construir um bom texto jornalístico
- Toda empresa precisa ter uma conta no Tik Tok?
- Condições Nervosas na #BibliotecaAllPress