A prática otimiza e melhora o alcance do conteúdo dentro do Google
Quando falamos em SEO a primeira coisa que passa na cabeça possivelmente é: O que é isso?
Aprendendo que a sigla significa, em português, otimização para motores de busca – sendo o Google a principal referência -, a segunda reação provavelmente é:
“SEO é a morte do jornalismo”
“Me nego a transformar o meu texto em um monte de termo repetido”
Na verdade, não é nada disso. Vou exemplificar:
Dia desses eu vi uma notícia no Instagram. O título era mais ou menos assim: “Aqui, lá e acolá”. Era uma reportagem sobre estudantes que saem da cidade natal para estudar e tem dificuldade de encontrar aluguel com preço acessível perto das universidades.
Agora, imaginem alguém tentando encontrar essa reportagem para ler em buscas no Google. Pode ser que a matéria esteja incrível, mas do que adianta se ninguém vai conseguir encontrar?
Quando fiz meu técnico em informática meus professores diziam: “o algoritmo é burro. Vocês precisam dizer exatamente o que ele tem que fazer, e é isso que ele vai executar.”
O SEO parte mais ou menos desse princípio.
Se você não escrever “moradia para estudantes”; “aluguel caro perto de universidades”; ou algo assim, será muito difícil que o Google reconheça o seu conteúdo como parte deste universo.
No entanto, é possível que alguém caia nessa matéria em buscas por “advérbio de lugar”. O caminho vai ser: a pessoa clica, entra na página e sai em segundos, porque não é isso que busca. O Google vai entender que seu conteúdo é fraco, sem relevância e vai dificultar ainda mais o alcance.
O SEO serve para simplificar, não para complicar. Podemos e devemos usá-lo a nosso favor e não como um monstro que deve ser evitado.
Não é sobre repetir milhões de vezes a mesma palavra, ao contrário. Quanto mais sinônimos estiverem presentes no texto – especialmente no título, subtítulo e lead -, mais chances do Google reconhecer o conteúdo com relevância em diferentes tipos de buscas.
Pode ser que eu procure:
É caro morar perto de universidades?
Quais as dificuldades de sair de casa para estudar?
Problemas de morar perto da faculdade.
Tudo isso pode direcionar para o mesmo texto, mas dificilmente isso vai acontecer com o título “Aqui, lá e acolá”.
Gostou? Para saber quando haverá mais publicações é só nos seguir nas redes sociais! @allpresscom
Hub de soluções
em comunicação,
de estratégias
integradas
e gestão
de marketing
de influência Conheça mais
Últimos conteúdos
- ‘O PR começa a ser chamado para discutir sobre a campanha no início da criação’, diz Fernanda Lopes
- Como abordar um jornalista que você não conhece?
- Como o ChatGPT impacta a comunicação
- Porquê eventos ajudam na comunicação da marca
- Porque revistas impressas são um bom negócio
- BeReal: O que é a rede social que mostra a “vida real”?
- Conheça três lições de ESG para os negócios
- Como escolher palavras-chave e melhorar seu posicionamento nos sites de busca
- Rock in Rio e influenciadores digitais: o que o maior festival do mundo tem a nos ensinar?
- Digitalks Expo 2022 – Insights da maior feira de Negócios da Economia Digital e Tecnologia
- Como redigir um bom press release
- Como a comunicação integrada pode ajudar a minha empresa?
- Toda empresa precisa ter uma conta no Tik Tok?
- Condições Nervosas na #BibliotecaAllPress
- Carlos Heitor Cony e o golpe de 64 na #BibliotecaAllPress