Com uma proposta disruptiva, o BeReal chegou ao topo dos aplicativos mais populares e desde o início de outubro vem crescendo no número de buscas, segundo o Google Trends. Mas o que é essa rede social?
Indo contra a tendência de vídeos, publicação massiva de fotos e uma super produção, o BeReal te dá diariamente 2 minutos para você tirar uma foto usando a câmera traseira e frontal do seu smartphone em tempo real. Caso você não tenha captado nenhuma imagem, ele fará isso automaticamente por você. O aplicativo também mostra quantas tentativas de fotos foram tiradas até o tempo esgotar.
O intuito é que as pessoas mostrem de verdade o que estão fazendo e como são as suas rotinas, sem todo aquele glamour forçado de redes sociais como o Instagram. Outros detalhes são: a ordem cronológica de publicação, a ausência de número de amigos adicionados e o número de likes nas fotos. Desta forma, o aplicativo evita que se crie uma competição entre quem é mais famoso que quem.
Para adicionar pessoas é necessário que você tenha o número salvo nos seus contatos ou que busque pelo nome de usuário. Você não pode simplesmente seguir uma pessoa, é preciso que te aceitem como amigo para que seja possível ver e interagir com os BeReals dela. Caso a conta seja pública, aparecerá na aba “Discovery”, mas não ficará em um feed público no próprio perfil.
Após a foto publicada, é possível dar like e comentar nas publicações dos amigos que também postaram no mesmo horário. Para as pessoas que sofrem com “FOMO” (Fear Of Missing Out), o aplicativo é ótimo, pois não há a necessidade de ficar atualizando e entrando o tempo inteiro para assistir milhares de publicações e stories.
Uma das questões que foram levantadas em relação ao BeReal é sobre como ele se mantém, já que o aplicativo não possui publicidade. Segundo Alexis Barreyat, idealizador e criador do BeReal, todo o capital do aplicativo é proveniente do financiamento de investidores.
Por enquanto o aplicativo está dando certo, ao ponto do Tik Tok criar um aplicativo semelhante, o “Now”. Algumas empresas também estão usando o BeReal para divulgação de produtos e promoções. Como é o caso da Sorriso, que usou toda a estética do aplicativo para criar uma propaganda no Twitter
Será que as pessoas vão continuar com a mesma empolgação por muito tempo? Só saberemos acompanhando o desenvolvimento do aplicativo.
Gostou do conteúdo? Compartilhe e nos acompanhe nas redes sociais
Por: Marina de Melo
Leia também:
Hub de soluções
em comunicação,
de estratégias
integradas
e gestão
de marketing
de influência Conheça mais
Últimos conteúdos
- 
            
                 Um incômodo chamado Janja Um incômodo chamado Janja
- 
            
                 Críticas nas redes: apagar, ignorar ou responder? Críticas nas redes: apagar, ignorar ou responder?
- 
            
                 Entre o legado e o novo: o desafio de liderar com outra narrativa Entre o legado e o novo: o desafio de liderar com outra narrativa
- 
            
                 Quando o CEO vira influenciador (e o risco vira pessoal) Quando o CEO vira influenciador (e o risco vira pessoal)
- 
            
                 O que a crise entre Cauã Reymond e Bella Campos em Vale Tudo tem a nos ensinar sobre reputação e gestão de imagem? O que a crise entre Cauã Reymond e Bella Campos em Vale Tudo tem a nos ensinar sobre reputação e gestão de imagem?
- 
            
                 Reputações líquidas: a maré virou, e ninguém está em terra firme Reputações líquidas: a maré virou, e ninguém está em terra firme
- 
            
                 Comum no marketing político, “vacina” também pode reduzir danos à imagem corporativa Comum no marketing político, “vacina” também pode reduzir danos à imagem corporativa
- 
            
                 Por que precisamos antecipar os riscos à reputação? Por que precisamos antecipar os riscos à reputação?
- 
            
                 Uma Deusa implacável Uma Deusa implacável
- 
            
                 Fui atacado, devo responder? Fui atacado, devo responder?
- 
            
                 Os principais erros na comunicação de uma crise Os principais erros na comunicação de uma crise
- 
            
                 Quando você é o protagonista da crise Quando você é o protagonista da crise
- 
            
                 Os sinais que antecedem uma crise de imagem Os sinais que antecedem uma crise de imagem
- 
            
                 ‘O PR começa a ser chamado para discutir sobre a campanha no início da criação’, diz Fernanda Lopes ‘O PR começa a ser chamado para discutir sobre a campanha no início da criação’, diz Fernanda Lopes
- 
            
                 Como abordar um jornalista que você não conhece? Como abordar um jornalista que você não conhece?