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Como redigir um bom press release

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A produção do release – ou press release – é tarefa importante dentro da assessoria de imprensa. Isso se deve ao fato de que é ele o instrumento mais completo utilizado pelo jornalista para divulgar notícias e informações aos veículos de comunicação. 

Neste post, veremos algumas dicas para escrever um bom release e, assim, aumentar as chances de levar o nome da empresa ou instituição que você assessora a mais sites, portais, jornais, rádios e TVs.

Texto jornalístico

Antes de qualquer coisa, vale lembrar: o release é um texto jornalístico e, portanto, deve ser escrito de acordo com seus fundamentos básicos. As informações precisam ser redigidas de forma objetiva e clara. Fuja de rodeios, vá direto ao ponto, e priorize frases e parágrafos curtos. Não deixe que o leitor termine o primeiro parágrafo sem entender o essencial sobre o assunto que você está divulgando.

Outro preceito do bom jornalismo, a apuração também segue fundamental aqui. Pesquise sobre o tema da notícia em diferentes fontes, faça entrevistas, e não deixe dúvidas no ar. O texto deve estar completo. Depois, cheque os dados apurados para não correr o risco de divulgar informações imprecisas ou erradas.

Bom gancho

O gancho, no jornalismo, é o enfoque dado à notícia. Ele é o chamariz da matéria, sendo o primeiro contato do leitor, e vai direcionar o texto. Quanto mais interessante for, maiores as chances de conseguir fisgar a atenção do jornalista que recebeu o release na redação.

Definir um bom gancho pressupõe entender o conteúdo das informações divulgadas para escolher a melhor forma de apresentá-las ao leitor, levando em conta o que há de mais atraente naquele material. 

O que você está divulgando traz algo inédito ou inovador? Um dado relevante para a área de atuação da empresa? Então essa informação precisa ser o “gancho”. Ela estará presente no título, no primeiro parágrafo, e vai “guiar” o texto. É a informação mais importante, que ganhará mais ênfase.

Título

Assim como a definição do gancho do release, o título também merece atenção especial na hora de escrever um bom release. Ele deve ser claro e conter as informações básicas da notícia. Reza o manual do bom jornalismo que é melhor evitar títulos longos e dar preferência à ordem direta. 

O título deve ainda ser claro ao noticiar o que está sendo informado, sem espaço para ambiguidades, e também preciso: escolha bem as palavras para encontrar aquelas que comunicam melhor o que está sendo noticiado, de forma concisa. Aqui, o poder de síntese é colocado à prova.

Evite vírgulas e pontos e não esqueça do verbo. Um título de conteúdo jornalístico que não contenha um verbo perde força – é ele quem sinaliza que algo está “acontecendo”. 

Contexto

De que maneira a notícia divulgada pelo release se relaciona com o que está acontecendo na sociedade? Que outras informações são importantes para que o leitor entenda a dimensão dos fatos comunicados? Essas questões dizem respeito ao contexto da notícia, e o assessor de imprensa deve estar atento a elas na hora de produzir um bom release. 

Incluir informações complementares, que dão condições de entender o ambiente no qual a notícia está inserida, deixa o texto mais informativo e “encorpado”. 

Em muitos casos, a novidade divulgada pelo assessor pode se resumir a alguns poucos parágrafos, mas não é por isso que o release precisa ser tão enxuto. Nessas horas, o contexto ajudará a complementar o texto.

Lembre-se: quanto mais completo estiver o release, melhor. O objetivo é que o jornalista que o recebeu não sinta falta de nenhuma informação.

Declarações

Coloque uma declaração do porta-voz da empresa ou das pessoas relacionadas ao tema divulgado. Além de servir como um complemento, isso dá mais credibilidade ao texto. 

Mas fique atento: é importante escolher as declarações com cuidado, já que elas serão creditadas a fontes da empresa. Tenha clareza sobre qual a intenção delas e verifique se as fontes estão de acordo com o que será divulgado.

Também cuide para não incluir declarações que sejam meras repetições do que já está colocado no texto da notícia. A ideia é que essas fontes apareçam ao longo do release para complementá-lo e enriquecê-lo.

Por: Guilherme Simon

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