A popularização do inbound marketing, das redes sociais e das estratégias de venda online, possibilitou o contato cada vez mais próximo entre marcas e clientes. Esse movimento ampliou a presença de novos empreendedores no mercado e nas mídias pagas, sem a necessidade de grandes investimentos em campanhas publicitárias em rádios, TVs e revistas, por exemplo.
Ao mesmo tempo, esses canais de comunicação centralizaram todos os esforços de estratégia no cliente, como a tendência do customer centric sugere. Esse foi um grande ganho do ponto de vista comercial: o consumidor ganhou mais atenção e a otimização da experiência de compra passou a ser uma prioridade, isso inclui o atendimento no pré e no pós-venda, as ações de responsabilidade socioambiental, as políticas de diversidade, a transparência na cadeia de produção e até mesmo o posicionamento político. Afinal, o consumidor do século 21 não quer “só comprar”, ele quer saber como as empresas se comportam fora do Instagram.
Mas será que nesse processo as organizações param para pensar e planejar a comunicação com os outros stakeholders? O bom relacionamento com a comunidade, com os colaboradores, com as ONGs, com o governo, com os investidores e com a imprensa continuam sendo peças essenciais da engrenagem da estratégia de comunicação. E é aí que a comunicação integrada chega para colocar ordem na casa. Como o próprio nome diz, ela vai convergir os canais e utilizar um único tom de voz para emitir a mensagem da marca.
Não se engane com essa homogeneização achando que é só disparar e-mails, releases e posts com o mesmo texto, assim você só vai desperdiçar tempo e trabalho. A ideia é que cada público seja conquistado com uma estratégia adequada ao seu perfil, por meio da assessoria de imprensa, das relações públicas, do marketing ou da comunicação interna, por exemplo. Já imaginou a confusão causada por uma empresa tentando se comunicar com os seus investidores por meio das redes sociais? Seria um método completamente ineficaz porque não é o meio e nem a linguagem correta para esse público.
O alinhamento do discurso e a escolha dos meios de comunicação adequados refletem diretamente na percepção sobre uma empresa. Essas medidas trazem ganhos nos relacionamentos e nas questões práticas da companhia. Internamente, há o fortalecimento da cultura organizacional entre os colaboradores, que podem até atuar como embaixadores da marca; os investimentos serão mais eficientes com o planejamento de ações assertivas; a confiança da marca perante o mercado tende a aumentar, criando um ambiente propício para liderança do segmento, além da consolidação de uma imagem que auxilia no gerenciamento de crises externas. Isso é o que nós chamamos de construção de reputação, mas esse é um papo que podemos deixar para os próximos encontros aqui no blog da All Press.
Antes de me despedir, posso te dar uma dica valiosa? A comunicação integrada funciona para pequenas, médias e grandes empresas, independente do ramo ou do modelo de negócio. Embora tenha usado o modelo B2C como exemplo, os modelos B2B, B2B2C, SaaS, franquias e toda a gama de formatos podem e devem beber dessa fonte. Isso não quer dizer que é preciso contratar uma equipe imensa para cuidar da comunicação de uma empresa. É possível terceirizar demandas específicas para agências que sejam eficazes nesse trabalho. Então vamos investir na imagem do seu negócio?
Por: Giovanna Olivo
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