Você está em:
“Posso responder por email?”

volta
  • compartilhe

É comum que empresários, executivos e gestores de organizações públicas ou privadas,  ao receberem uma solicitação de entrevista, peçam que as perguntas sejam enviadas por email. Será que essa é realmente uma boa forma de conduzir sua relação com a imprensa?

Algumas questões levam um porta-voz a preferir responder um questionário a ter que enfrentar um repórter e lidar com perguntas fora de sua zona de conforto.  A primeira delas é que ao responder uma pergunta por email, você diz o que bem entender com a garantia que não será questionado.

Então, perguntas que abordam situações problemáticas, podem ser respondidas com evasivas. Como se trata de um questionário fica mais fácil também ignorar perguntas incômodas. Outro fator que leva porta-vozes a evitar entrevistas é que muitos jornalistas têm preferido falar ao telefone, uma situação que gera insegurança no entrevistado. Por telefone, não é possível observar as reações do entrevistador.

Por outro lado, a rotina atribulada de jornalistas acaba gerando uma série de desdobramentos que se reflete na insegurança do entrevistado em relação ao aproveitamento de sua mensagem. Com pouco tempo para estudar um assunto antes de partir para entrevista, não é raro que o repórter chegue à pauta sem ter conhecimento do assunto e sem tempo para uma conversa prévia. Respostas fora de contexto ou mesmo erros são os principais fatores de distanciamento das fontes.

Entretanto, a ausência de contato direto entre o repórter e a fonte leva à produção de textos muitas vezes pasteurizados, já que a interação entre os dois enriquece a reportagem. Além disso, ao receber um jornalista para uma entrevista você tem a oportunidade ali de dar início a uma relação que vai além da reportagem da hora. Da conversa entre os dois, podem surgir insights e novas pautas.

Por isso, acredito que é necessário avaliar caso a caso e usar com bastante critério este recurso de enviar respostas por email.  Porque, na maioria das vezes, não vale a pena nem para o veículo que publica, nem para a organização retratada.

Tem alguma duvida ou quer sugerir um post? Mande email para [email protected]

 

Sobre o autor:

DéborahDéborah Almada ( @deborahalmada ) é jornalista e sócia-diretora da All Press Comunicação .